quinta-feira, 11 de novembro de 2010

"Vasos Sagrados"

A educadora e terapeuta cultural Maria Inez do Espírito Santo é autora do livro "Vasos Sagrados - Mitos Indígenas Brasileiros e o Encontro com o Feminino".
No livro Maria aborda os mitos indígenas como fonte de reflexão sobre as complexas relações humanas, especialente entre homens e mulheres. 
Maria Inez afirma que os mitos são os vasos sagrados da cultura e traz a proposta de que seja a riqueza cultural o antídoto para os males de nosso tempo: “Mitos são histórias fora do tempo cronológico. São ensinamentos sobre algo que sempre é - uma instância atemporal. Por isso mesmo são saberes não submetidos a interesses específicos de determinada época da história da humanidade, mas que remetem à própria essência do humano.

Os mitos recontados no livro "Vasos Sagrados" trazem a reflexão sobre a busca humana por um sentido da vida (Ceiuci), passam pela conquista do fogo e a instituição do conceito de propriedade e do desejo de dominação (Jurupari), tendo como consequência o pensar sobre a relação homem/mulher, fundadora da família e da sociedade patriarcal e deflagradora dos estranhamentos causados pelas diferenças individuais (Akarandek). No último capítulo, o mito A Mulher de Barro traz a possibilidade de se compreender e acolher, por uma perspectiva muito mais ampla e rica, o encontro dessas diferenças.

0 comentários:

Postar um comentário